A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens psicológicas com maior respaldo científico na atualidade. Baseia-se na compreensão de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados, e que mudanças em um desses componentes podem produzir transformações significativas nos demais. Trata-se de uma intervenção estruturada, colaborativa e orientada para objetivos, sempre adaptada às necessidades de cada pessoa.
A TCC oferece uma série de benefícios, podemos destacar:
A TCC utiliza estratégias variadas para promover mudanças de forma eficaz. Entre as principais intervenções estão:
TCC e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Embora o TEA seja uma condição do neurodesenvolvimento, muitas pessoas autistas podem se beneficiar amplamente da Terapia Cognitivo-Comportamental, especialmente quando há demandas associadas, como ansiedade, dificuldades sociais, inflexibilidade cognitiva ou manejo de emoções.
A TCC, quando adaptada às características do TEA, pode incluir:
A TCC na CEAC:
Na clínica CEAC nossa equipe é capacitada e sempre estão se atualizando sobre a TCC, usamos essa abordagem como base de todo o trabalho terapêutico. Utilizamos a TCC de forma integrada às práticas contemporâneas da Análise do Comportamento, ABA, garantindo intervenções seguras, personalizadas e alinhadas às evidências científicas mais atuais.
Nossa equipe adapta a TCC para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo intervenções individualizadas que promovem autonomia, habilidades e bem-estar. Essas adaptações tornam a TCC uma intervenção acessível, respeitosa e alinhada ao modo de funcionamento de pessoas autistas, contribuindo para maior autonomia, bem-estar emocional e participação social.
As famílias participam ativamente do processo terapêutico. Através de orientações e materiais visuais, os cuidadores aprendem a aplicar estratégias fora da clínica para manter e ampliar os ganhos.
Venham nos conhecer, será um prazer recebe-los!
Beck, J. S. (2011). Terapia Cognitivo-Comportamental: teoria e prática.
Greene, R. W. (2016). A Criança Explosiva: compreendendo e tratando problemas de flexibilidade e tolerância à frustração.
Psicóloga Cognitivo-Comportamental
Pós-Graduada em Neuropsicologia
Pós-Graduada em Psicomotricidade
Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde
Pós-Graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)